segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Neuroses, Primeira Ecografia, Argentina e outras curiosidades

05-Novembro – Qui: É difícil nao contar nossa alegria para todo mundo. Nossos pais tbm sofrem por nao poder contar. Mas sao tantas as coisas que a gente escuta e le… essa tal de Internet revela tantas coisas assustadoras, entao é melhor esperar… Contei para minha chefe e para Feña Osorio

06-Novembro – Sex: Dia de passeio de área, fomos fazer um picnic e uma trilha até umas cascatas en Cajon del Maipo. Papai ficou preocupado com a mamae subindo morros e fazendo trilhas, mas foi tranquilo, tomei muito cuidado para nao cair, tomei muito agua e deu tudo certo. Foi bom um pouco de ar puro para gente!

07-Novembro – Sab: Fomos de manha numa feira de viagens, pensando na nossa lua de mel, mas para variar nao decidimos nada… Depois passamos na casa dos nossos compadres, Freddy y Carol, e contamos a novidade para eles. Ficaram muito felizes!!!
Fomos para academia, mas eu ainda tenho medo de fazer exercícios, entao fiquei na piscina tomando solzinho esperando pelo Douglas…

09-Novembro – Seg: Nao sei se vcs sabem (eu nao sabia e descobri na minha primeira consulta), mas as famosas 40 semanas de gravidez na verdade sao 38!!! É que a contagem das semanas comecam a partir do primeiro dia da sua última menstruacao. Como a minha comecou dia 05 de Outubro, entao tenho 5 semanas de gestacao e agora estou comecando oficialmente minha 6ª semana!! Mas meu nenen tem só 4 semanas!!

O que acontece na sexta semana:

O tamanho do embrião é de 4mm. A medida é feita por ultrassonografia endovaginal, da cabeça ao bumbum, pois o bebê permanece encolhido em forma de "C" e não é possível medir por inteiro. Na última semana de gestação citaremos a medida total.

O coração, um minúsculo tubo, já começa a bater. O cérebro cresce.

Nesse período tem que tomar muito cuidado com seus hábitos e alimentação. Partes importantes estão se desenvolvendo e más formações podem acontecer. Coração, pulmões, fígado, intestino e rins estão se desenvolvendo. O tubo neural (parte que liga o cérebro com a coluna vertebral que está sendo delineada) se fecha. Características da face começam a aparecer.

Brotos dos membros superiores e inferiores estão em fase de formação.

A mãe pode notar que a cintura aumentou um pouco. É normal a futura mamãe se enjoar muito, não comer direito ou vomitar, podendo perder peso, mas algumas mulheres já começam a ganhar algumas gramas ou até quilo.

Enjôos ainda são freqüentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros.


11-Novembro – Qua: Passo todos os dias lendo na Internet coisas do início da gravidez, vendo comunidades no orkut, e como se nao bastasse a assustadora estatística de 30% a 40% de gestacoes que nao passam dos 3 menes, comeco tbm a descubrir coisas ainda mais assustadoras que eu nao tinha nem idéia, como a gravidez anembrionaria, que significa que nao tem embriao dentro do saco gestacional e da ítem que interromper a gravidez. Ou entao a gravidez tubárea (que tem outros nomes mais técnicos), que significa que o óvulo foi implantado nas trompas e como ele nao pode crescer aí entao tbm é necesário interromper a gravidez… e o pior, os sintomas da gravidez tubarea sao muitas cólicas, justo o que eu sinto… É ISSO!!! tá explicada a razao das minhas cólicas, terei que interromper minha gravidez, nao quero isso, quero ter meu filhinho … ligo pro médico, explico para ele que já sei o porque das minhas cólicas… ele me acha uma louca, de novo me diz que minhas cólicas sao normais, mas atende aos pedidos de uma mae de primeira viagem desesperada e marca uma ecografia para amanha de manha para eu ficar tranquila, já me diz com antecedencia que probablemente nao vamos ver o embriao, e que isso nao significa uma gravidez anembrionaria, somente é muito cedo para isso ainda… Tudo bem eu disse, só quero saber se tá no meu útero o meu nenem!!

Ps: Contei pro Douglas todas essas nóias, como bom papai trata de me tranquilizar, diz que nao é nada disso, mas qdo conversamos a noite ele era um expert no assunto, tinha pesquisado tudo e tbm tava um pouco preocupado…

12-Novembro – Qui: Douglas foi cedinho para Argentina, tinha reuniao de trabalho, e eu fui para minha eco, meio nervosa… Como o primeiro médico que tinha me atendido (dr. Manuel Parra) e com quem eu estava tratando nao tinha hora hj de manha, concordamos que eu faria a eco com outro. Entao marquei com o Dr. Max Polanco, que já era meu médico ginecologista. Relembrei a empatia que tinha com ele, contei porque estava ali e cometamos a eco. Ele mal enfiou aquela parada com camisinha lá dentro e disse logo que o meu nenen estava no útero, muito bem implantado!! Me contou que ovulei pelo lado directo, olho para ele com aquela cara de “e??”, entao ele diz que isso nao significava nada, era só uma curiosidade… E o embriao doctor, se ve?? Por mais que me tivessem dito que era muito cedo eu tinha uma esperanza, sabe? Ele confirma que nao se ve, mas que está de acordo ao esperado, mas que se vía o saco univitelino dentro do saco gestacional e que isso era um muito bom sinal, pois é muuuuiiito raro uma gravidez anembrionaria com presenca de saco univitelino. Fomos para sua sala, conversamos, me contou tudo o que eu podia e nao podia comer, algumas coisas que já sabia, como carnes ou peixes crus, mas tbm descobri que nao posso comer nenhum derivado do leito que nao seja pasteurizado, como o leite fresco da vaca (esse nao vai ser problema ficar sem) ou tbm queijos maduros (gorgonzola, brie, camembert). Esses vao ser mais difíceis… Tbm devo evitar limpar as cacas dos cachorros (sobrou pro Douglas, hehe), movimentos bruscos de salto, como andar a cavalo, andar de lancha, esqui acuático, essas coisas que faco todo fim de semana. Posso fazer academia, posso pintar o cabelo, posso tomar uma copa de vinho ou uma latinha de cerveja num jantar… mas nao importa, nao vou fazer nada disso até completar os 3 meses!!! Gostei dele, me senti mais a vontade, os dois foram muito atenciosos, mas achei o Max mais cuidadoso, mais preocupado… bom agora será ele meu novo médico!! Já deixamos marcada uma consulta pro dia 19 de Novembro, em uma semana mais, aí veremos o embriao e escutaremos seu Corazao. Vamos levar o DVD para gravar isso!!


13-Novembro – Sex: Viajei a tardinha para Argentina, encontrei o Douglas e saímos para jantar. É a primeira viagem intenacioal da nossa pulguinha!!

14-Novembro – Sab: Dia agitado. Passeio pela calle La Florida, pelo Mall Palermo e almoco nos barzinhos de calcada de Palermo. Passeio pela feirinha, sorvete em Recoleta e dormidinha no hotel depois de muitas compras. Muitos planos para a noite, reserva em restaurante chique e casino depois. Mas terminamos num restaurante de velhos, o que nos inspirou a ir pro hotel descansar... pensando em como estaremos daqui uns 50 anos…

15-Novembro – Dom: De volta a Santiago, ainda pegamos um cineminha: 2012

16-Novembro – Seg: Comeca a sétima semana, e isso é o que vem pela frente:

Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13mm e pode pesar 0,8g.

Pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase formados. São perceptíveis à ultrassonografia endovaginal os olhos, orelhas e boca. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo.

O cordão umbilical desenvolve-se e a placenta está pronta. Os primeiros movimentos começam, mas ainda não são sentidos pela mamãe.

Mudanças no corpo da mulher ainda não são notadas pelas outras pessoas. Há o fechamento da passagem do colo do útero que tornará a abrir na hora do parto. Se a prisão de ventre for muito incômoda, tome muito líquido e coma alimentos ricos em fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário